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A história da região de Santo Amaro, na zona sul, é diretamente ligada ao tamanho da atual cidade de São Paulo. Para entender um pouco dessa afirmação que fiz acima é preciso mergulhar na história(J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP) da formação da cidade e de seus bairros.
Logo após a fundação de São Paulo, J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP, em 1554, os jesuítas que estavam pelo país foram distribuídos, sob as ordens do Padre Manuel da Nóbrega, na Capitania de São Vicente em três locais: São Vicente, J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP, São Paulo e Jeribatiba (atual Santo Amaro).
Nessas localidades os religiosos,J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP, já trabalhavam com a catequese e educação dos índios e crianças mamelucas. José de Anchieta, um dos mais respeitados jesuítas da época, ao visitar a Aldeia de Jeribatiba, percebeu que devido ao alto número de índios catequizados e de colonos instalados por ali, J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP, era possível constituir um povoado, ideia que logo foi aprovada pelos moradores.
Para tanto foi erguida uma capela e,J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP, João Pais e sua esposa Susana Rodrigues, doaram uma imagem de Santo Amaro para a capela organizada por José de Anchieta. No ano de 1686 a região foi elevada à categoria de freguesia.
Vale a curiosidade de que, J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP, no final do Primeiro Reinado, quando Dom Pedro I se casou com Amélia de Leuchtenberg, os primeiros grupos de alemães se juntaram ao povoamento de Santo Amaro e, J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP, a partir daí, começam a surgir famosos pontos da região, como o Cemitério da Colônia, em Parelheiros. A região do Bairro do Alto da Boa Vista, aliás, possui características dos alemães até hoje.
A maior curiosidade da região aconteceu em 1832 quando a região se tornou um município. J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP, O fato foi oficializado no dia 7 de abril de 1833. E o tamanho dessa nova cidade era imenso. J.J.A Caçambas De entulho Santo Amaro SP,O município abrangia todo o território que ficava ao sul do Córrego da Traição, hoje em dia canalizado e parte da Avenida dos Bandeirantes, estendendo-se até a Serra do Mar.
Incluía, ainda, áreas dos municípios como: Itapecerica da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba, que se separaram em 1877 para a formação do município de Itapecerica da Serra. No ano de 1886 foi inaugurada a linha férrea que ligava São Paulo a Santo Amaro e, na cerimônia, o próprio Imperador Dom Pedro II esteve presente.
Essa linha seguia desde a atual Avenida Liberdade, passando pela Vergueiro, Domingos de Morais, Avenida Jabaquara (trajeto da linha – 1 do Metrô) e passando por trás do Aeroporto de Congonhas. A partir daí ia direto para Santo Amaro. Vale mais uma curiosidade histórica de que, a real autorização para a construção dessa linha férrea, conforme a Lei Provincial 56, de 11 de maio de 1877, previa que ela fizesse a ligação entre São Paulo e o povoado de São Lourenço, atual São Lourenço da Serra.
Quase 40 anos depois, em 1913, essa linha de trem foi substituída por uma linha de bondes que tinha uma pequena modificação: ela desviava da Rua Domingos de Morais para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, seguindo pelas regiões de Indianópolis, Campo Belo, Brooklin Paulista e Alto da Boa Vista, dando origem ao que hoje são a Avenida Ibirapuera e a Avenida Vereador José Diniz.
Paralelamente a esse traçado, a região se desenvolvia. Em 1899 foi inaugurada a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro e, em 1924, a Igreja Matriz de Santo Amaro, atual Catedral de Santo Amaro. Essa catedral só existe, aliás, porque em 27 de maio de 1989 o Papa João Paulo II criou a Diocese de Santo Amaro, desmembrando a Arquidiocese de São Paulo.
O surgimento do Aeroporto de Congonhas em 1934 foi um dos grandes motivos pelos quais o Decreto Estadual número 6983 foi promulgado em 22 de fevereiro de 1935. Essa manobra servia para extinguir o município de Santo Amaro e incorporá-lo ao município de São Paulo.